COMUNICAÇÃO

CBN Curitiba: Vamos Pintar Curitiba 330 anos

De forma criativa e divertida, o projeto “Vamos Pintar Curitiba 330 anos”, idealizado pela Rádio CBN Curitiba, incentivou pessoas de todas as idades a pintarem o mapa estilizado pelo cartunista Ademir Paixão e o designer gráfico Guilherme Paixão, pai e filho unidos suas “paixões”. No desenho, os dois trouxeram regiões, pontos turísticos, estabelecimentos e personagens típicos de Curitiba.

 

Os mapas foram distribuídos gratuitamente nos estabelecimentos comerciais dos patrocinadores do projeto, nas unidades da rede pública de ensino municipal e em colégios particulares, além de ações e oficinas realizadas em diferentes regiões da cidade. Foram devolvidos milhares de mapas coloridos, o que foi um grande desafio para a comissão julgadora. Os participantes expressaram a criatividade da melhor maneira, conectando famílias, amigos, alunos e todos os cidadãos curitibanos que tiveram contato com o Vamos Pintar. Os melhores trabalhos foram premiados e compõem uma exposição itinerante.

Gazeta do Povo: Gazeta do Povo no Youtube, uma guinada digital

A Gazeta do Povo apostou em seu canal no Youtube e conquistou a liderança entre os quality papers na plataforma, superando concorrentes como O Globo, Folha de São Paulo e o Estadão. O aumento de receita do canal foi de 120% de janeiro a outubro de 2023. Neste período, os vídeos da Gazeta do Povo no Youtube somaram 78,5 milhões de visualizações – 80% a mais do que no período anterior. O tempo de exibição subiu 60% e o canal ganhou 322 mil novos inscritos, fazendo com que a plataforma se tornasse a principal porta de entrada para novos assinantes do site do jornal.

Grupo RIC: Integração e Digitalização. Como o Grupo RIC reinventou seu Modelo de Negócios e se tornou o maior grupo multimídia do sul do país.

Hoje as fronteiras entre plataformas de mídia são cada vez mais tênues e a experiência da audiência mais fluida. E mais do que inserções de mídia, anunciantes buscam soluções de comunicação integrada para impactar o target em mais de um momento e plataforma. Com isso, o direcionamento das verbas de publicidade mudou: de 2011 a 2022 o % da verba em mídia TV caiu de 67% para 42% e o digital saltou de 5% para 36% (Fonte: CENP).

 

E, sendo a TV e o Rádio canais de distribuição linear (consumidos na hora definida pelo veículo), a monetização é limitada ao único momento de exibição. Já nas plataformas digitais, o consumo do conteúdo on demand permite uma cauda longa, grande oportunidade de monetização p/o Grupo Ric frente à queda de investimento publicitário em mídias tradicionais. Assim, p/ o Grupo Ric, nascido há 36 anos com 1 emissora de rádio e TV, era imperativo mudar. Este é o case que contaremos: a reestruturação de modelo de negócios de um dos maiores conglomerados de mídia do país.

OAK Marketing: Curso Positivo, Nº 1 em aprovação. Nº 1 em resultados.

O maior sistema de ensino do país nasceu de um curso pré-vestibular, o Curso Positivo. Este, por sua vez, reinventou a forma de ensino, com objetivo de aprovar seus alunos nas melhores universidades e nos cursos mais difíceis. Com esse objetivo, desenvolveu uma metodologia e uma forma única de preparar, refletida nos maiores índices de aprovação do sul do país. Nos últimos anos, porém, apesar dos grandes resultados, o número de matrículas caía ano a ano. Com a pandemia, a queda se acentuou. Estancar a sangria e virar a curva era o desafio. Para isso, era preciso ouvir o público, tornar mais simples a comunicação, metrificar o digital e, acima de tudo, resgatar a essência da marca. A partir do conceito “Positivo. Número 1 em aprovação”, teve início uma verdadeira revolução, que se traduziu em campanhas mais vibrantes, coloridas, que impulsionaram a ideia. E culminaram, em 2023, em um recorde histórico de matrículas.

Rádio 98 FM Curitiba: 98FM Curitiba - Todo Mundo Ouve, Todo Mundo Curte

Na era pós pandêmica, a 98FM se deparou com uma reviravolta desafiadora, passando de líder de mercado a uma posição desfavorável. Neste cenário de mudanças drásticas nos hábitos de consumo de mídia, nossa estratégia audaciosa de reconquista da liderança se destacou.

 

Nossa ideia foi transformar a adversidade em oportunidade, adotando uma abordagem ousada. Utilizamos análise de dados avançada, mineração de informações e pesquisa qualitativa para entender nossa audiência. Com isso, não apenas ajustamos nossa programação musical com precisão cirúrgica, mas também lançamos uma campanha publicitária multicanal que envolveu toda a cidade.

 

Os resultados falam por si. Recuperamos a liderança de mercado, alcançando 12% de market share e uma audiência de 45 mil ouvintes por minuto. Além disso, impactamos mais de 740 mil pessoas em um único mês.

Este case representa a resiliência, inovação e capacidade de adaptação da 98FM em um ambiente altamente competitivo.

Rádio Maringá FM: Rádio Maringá FM Amigão

Para divulgar a mudança de marca da rede de Supermercados Cidade Canção para Supermercados Amigão, uma das maiores redes do sul do Brasil, a Rádio Maringá FM criou um projeto especial de mídia (multiplataforma) e ações promocionais, personalizando toda a emissora com a marca do cliente e alterando o que a gente tem de mais valioso: o nosso nome, Rádio Maringá FM.

 

Durante o primeiro final de semana da mudança de marca do Supermercado, a rádio Maringá FM passou a se chamar “ Rádio Maringá FM Amigão”, com a marca do cliente em toda a plástica da rádio, programação, nas vinhetas de hora certa, em todos os sorteios do dia, nas entradas ao vivo dos locutores, nas camisetas dos locutores, na decoração do estúdio, nas redes sociais e também em ações com o time de externas, percorrendo todas as lojas da rede na cidade.