Comunicação
OAK MARKETING - O COXA TÁ CHAMANDO
O Coritiba é um dos clubes mais tradicionais do Paraná. Conta com mais de 1 milhão e 100 mil torcedores. No entanto, tinha até o início deste case apenas 11 mil sócios, equivalente a só 1% da torcida. Com os estádios fechados durante a pandemia, a arrecadação que havia com os jogos se tornou praticamente inexistente e a receita proveniente da mensalidade cobrada do sócio torcedor, passou a ser primordial para o clube. A missão dada para a OAK foi, portanto, a de aumentar o volume de sócios do Coritiba. Para alcançar o objetivo, a estratégia adotada pela agência foi a de convocar o torcedor em nome do clube, trazer para ele a responsabilidade compartilhada com seu time. Com o mote “O coxa tá chamando, seja sócio”, a campanha trouxe para as ações de mídia os próprios sócios torcedores como protagonistas e emissores da mensagem. Durante 4 meses, a campanha foi exibida através de comerciais nos canais esportivos ESPN e SPORTV, contou com uma massiva presença em mídia exterior na cidade de Curitiba, onde se concentra a maior parte dos torcedores, spots de rádio, redes sociais e todos os canais proprietários do clube, como a tv coxa prime, ambiente do estádio, camisas dos jogadores, faixas ao entrar em campo e assessoria de imprensa. Na fase 2, trouxemos uma ação inédita: aposentamos a camisa 10 dos campos. A camisa 10 que já pertenceu aos maiores craques do clube , passou a ser da torcida, em um claro símbolo de que os sócios torcedores jogam junto pelo clube. O resultado da campanha superou todas as expectativas. No primeiro mês o crescimento foi de 81%, com o alcance de 20 mil sócios. Ao final do quarto mês de campanha esse número já era de 45mil sócios. O volume foi quadruplicado, tornando o Coritiba um dos clubes com maior volume de sócios torcedores do Brasil, alcance jamais imaginado pela diretoria do clube. Pelas pesquisas realizadas, não há referência de um aumento tão significativo e em tão pouco tempo entre os times de futebol brasileiro. O resultado da campanha permitiu previsibilidade no fluxo de caixa do clube, que, por sua vez significa capacidade de investir em jogadores, melhorar a infraestrutura do clube e manter a saúde financeira do Coritiba.
Grupo Massa - MAIS VERÃO GRUPO MASSA
O projeto MAIS VERÃO traz alegria ao litoral paranaense há 11 anos, com uma super estrutura que proporciona diversão e entretenimento aos banhistas.
O espaço conta com cerca de 5.000m2, decoração temática que remete ao verão, espaços instagramável para fotos e vídeos, shows musicais e de humor, aulas de dança, ginástica, alongamento, práticas esportivas, atividades culturais e muito mais.
É diversão garantida para toda a família.
Além de uma programação repleta de atividades de segunda a domingo durante todo o mês de janeiro, o projeto conta com uma grande cobertura nos veículos de comunicação de massa, TV e rádio, assim como nas principais plataformas digitais.
GRUPO RIC - Jovem Pan News no Paraná: A Rádio além da rádio
Na pandemia, a busca pela informação cresceu e o rádio se ortaleceu, segundo o Inside Radio, abrindo espaço para a Jovem Pan News, com os pilares de hard news, análise e opinião.
Por meio da Jovem Pan News, o Grupo Ric buscou não só aumentar a penetração e o consumo do meio, mas ampliar enfaticamente a audiência em outros devices, buscando estar presente nos novos hábitos do consumo das mídias. Além disso, outro desafio foi trazer para o grupo uma audiência qualificada, atraindo formadores de opinião e público AB.
Esses dois desafios juntos, foram as diretrizes estratégicas que justificaram a chegada de um veículo tão dinâmico como a Jovem Pan News.
A emissora já conquistou ao 2o lugar de audiência, cresceu 45% nas classes AB e é a mais ouvida em outros devices, tudo isso em apenas 4 meses.
Grupo Ric 3 - Nova marca Grupo Ric
O Grupo Ric, em comemoração aos 35 anos, desenvolveu uma nova marca mais humana e focada nas pessoas, em sinergia com o contexto que vivemos hoje de estar próximos às pessoas, empresas e marcas que fazem sentido.
Com uma campanha institucional 360o, criou-se o posicionamento Vem que o futuro chama você”, mostrando o lado inovador e inquieto deste grupo de comunicação que vai além da TV e é tão relevante no mercado, que não se cansa em investir e trazer o melhor para os paranaenses, audiência e anunciantes.
O investimento de R$30 milhões em tecnologia e comunicação resultou num crescimento de 9% no faturamento e quase 600 novos anunciantes neste ano de 2022, permitindo entregar resultados de valor aos parceiros.
TV Tibagi (Rede Massa I SBT) 1 - Jeito Massa de se Comunicar
Pela primeira vez a Rede Massa SBT foi às ruas de Curitiba, Maringá e região com uma campanha inédita para posicionamento dos programas locais. A campanha se deu início em um período em que as pessoas estavam começando a sair de casa pós pandemia e vacinação para voltar às rotinas presenciais, após um longo tempo dentro de casa com a companhia da Tv e do Rádio. Ao todo, 130 carros de aplicativo adesivados levaram de carona diariamente pelas cidades de Maringá, Curitiba e região a marca da Rede Massa | SBT.