COMUNICAÇÃO

Grupo RIC: Integração e Digitalização. Como o Grupo RIC reinventou seu Modelo de Negócios e se tornou o maior grupo multimídia do sul do país.

Hoje as fronteiras entre plataformas de mídia são cada vez mais tênues e a experiência da audiência mais fluida. E mais do que inserções de mídia, anunciantes buscam soluções de comunicação integrada para impactar o target em mais de um momento e plataforma. Com isso, o direcionamento das verbas de publicidade mudou: de 2011 a 2022 o % da verba em mídia TV caiu de 67% para 42% e o digital saltou de 5% para 36% (Fonte: CENP).

 

E, sendo a TV e o Rádio canais de distribuição linear (consumidos na hora definida pelo veículo), a monetização é limitada ao único momento de exibição. Já nas plataformas digitais, o consumo do conteúdo on demand permite uma cauda longa, grande oportunidade de monetização p/o Grupo Ric frente à queda de investimento publicitário em mídias tradicionais. Assim, p/ o Grupo Ric, nascido há 36 anos com 1 emissora de rádio e TV, era imperativo mudar. Este é o case que contaremos: a reestruturação de modelo de negócios de um dos maiores conglomerados de mídia do país.